Entenda em quais casos você pode cancelar o seguro do carro, como fazer isso e em quais situações ele é cancelado pela seguradora.

Algum dia todo mundo já quis cancelar um serviço, seja porque não gostou da experiência ou porque simplesmente ele já não atendia mais as mudanças que aconteceram na vida. Mas e o seguro do carro? Ele pode ser cancelado também? E como fica a proteção do carro quando isso acontece? Sim, o seguro do carro pode ser cancelado tanto por você como pela seguradora.

No nosso atual cenário, os cancelamentos de seguro estão aumentando muito. Muita gente perdeu o emprego na pandemia e está buscando medidas para diminuir os gastos. Vendendo o veículo, cortando despesas e cancelando o seguro auto. Vamos explicar como funciona para cancelar o seguro do carro e quais medidas você tem que tomar. Confira!

Cancelamento do seguro automóvel pelo cliente

As contas apertaram? Decidiu que vai mesmo cancelar o seguro? Calma que pra tudo tem um jeito. O contrato do seguro de automóvel pode ser cancelado a qualquer momento, desde que respeite o que estiver contratado na apólice.

O primeiro passo na hora de cancelar o seguro do carro é entrar em contato com o seu corretor pois é ele que solicita o cancelamento junto à seguradora. No caso da Compara, você pode solicitar o cancelamento através do nosso 0800 ou do e-mail: contato@ajiopay.com.br Em seguida, é preciso formalizar esse cancelamento por carta assinada, segundo a orientação que é dada pelo corretor.

Ao solicitar a rescisão do contrato, a Seguradora tem direito de reter um valor, segundo a Super Intendência de Seguro Privados – Susep. Ela vai reter as taxas e impostos cobrados na contratação do serviço, além de mais uma quantia.

Essa quantia pode ser calculada de duas foras, a depender da seguradora: o valor pago calculado de acordo com a Tabela de Prazo Curto, da tarifa em vigor OU a parcela do pagamento recebido, proporcional ao período coberto. A maioria das seguradoras utiliza a Tabela Prazo Curto para calcular o valor. Porém, essa informação vai estar descrita no seu contrato do seguro.

Se você já tiver pago o valor total do seguro e ele está no meio da vigência, você pode ter direito a uma restituição. A seguradora irá realizar um cálculo para verificar se você tem direito à restituição e qual o valor que seria. Explicamos melhor mais para frente.

Seguro cancelado pela seguradora

A seguradora também pode cancelar o seguro nos seguintes casos:

1. Inadimplência: Quando você atrasa ou não faz o pagamento do seguro, ele pode ser cancelado, principalmente se essa parcela for a primeira. É essencial não atrasar os pagamentos para estar coberto ante qualquer imprevisto.

2. Perda total ou roubo: Se você você passar por alguma dessas situações em que não foi possível recuperar o carro, a seguradora pode cancelar o seguro após fazer a sua indenização, porque fica subtendido que você já não tem um carro para assegurar.

Quando o seguro é cancelado pela seguradora, o valor a ser restituído ao cliente é calculado de forma proporcional ao período coberto. Veja abaixo como funciona a restituição em ambos os casos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *