Cooperativa de crédito é um serviço financeiro para pessoas físicas e jurídicas; seu diferencial é ser gerenciado pelos próprios clientes

Quando a gente pensa em serviços financeiros, os grandes bancos tradicionais são as primeiras opções que em geral surgem em nossas mentes.

Pois bem. No entanto, nos últimos anos, novas instituições vêm oferecendo algumas linhas de crédito. O objetivo é preencher a lacuna deixada por essas grandes corporações, como no caso das cooperativas de crédito.

O que precisa para financiar um imóvel?

O que é cooperativa de crédito?

Conhecida como cooperativa financeira, as cooperativas de crédito são um exemplo de como uma alta demanda do mercado foi capaz de criar uma ótima solução de crédito. Aliás, vale destacar que serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Em resumo, o mercado de serviços financeiros brasileiro é dominado por poucas instituições. O lucro é o seu principal objetivo, o que é obtido por meio das taxas de juros.

Diferente delas, contudo, os próprios clientes gerenciam as cooperativas de crédito. Ou seja, ao fazer parte de uma empresa deste tipo, você se torna um sócio. Portanto, elas não têm fins lucrativos.

“Um dos grandes diferenciais de uma cooperativa é que TODOS SÃO SÓCIOS, não existindo pessoas que sejam apenas CLIENTES”, de acordo com o site Cooperativismo de Crédito.

Ao se associar, você terá parte do capital. Além disso, terá disponível alguns serviços financeiros. Por exemplo: 

Vale lembrar que apenas os membros, enfim, os sócios dessas cooperativas, têm esse direito.

Quem tem restrição no nome pode abrir MEI?

Como funciona o sistema de cooperativa de crédito?

Para fazer parte de uma cooperativa de crédito, a pessoa que tem interesse deve analisar qual irá lhe dar o serviço mais eficaz para o que precisa.

Dentre os principais tipos de cooperativa de crédito existem aquelas voltadas para:

Após optar pela que mais se encaixa com o seu perfil, a instituição irá lhe pedir alguns dados. Por exemplo:

Ao ser aprovado, o recém-associado aplica uma quantia inicial, que é apenas um valor simbólico. Contudo, no futuro, ele pode aumentar este valor investido.

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Qual é o objetivo de uma cooperativa de crédito?

Além do lucro próprio, as cooperativas têm como objetivo garantir aos seus associados taxas de juros menores que as do mercado. Assim, caso haja sobras anuais, parte será usada para manter a corporação e parte, dividida entre os seus membros.

Por ter uma visão diferente das empresas tradicionais que atuam no mesmo setor, as cooperativas de crédito têm para seus membros serviços muito mais vantajosos.

 O site do Sebrae, por exemplo, lista algumas vantagens:  

Além das cooperativas, outras instituições também têm como foco em resolver o problema de quem busca por serviços financeiros.

É o caso de fintechs, por exemplo, como a Finanzero. Aqui, basta fazer a sua simulação de crédito que em alguns minutos você pode receber até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *